Intoxicação: produtos de limpeza podem apresentar risco invisível; entenda
Riscos aumentam em ambientes pequenos e sem ventilação, como o banheiro

Misturar água sanitária com outros produtos de limpeza pode ser um risco invisível dentro de casa. A professora de química, Dayane Alemar, explicou que em locais fechados, como o banheiro, os vapores tóxicos se intensificam e podem causar intoxicação grave.
Apesar do pensamento de “quanto mais produto, melhor”, a combinação de certos agentes pode criar uma armadilha química. Os riscos aumentam em ambientes pequenos e sem ventilação, onde os vapores tóxicos se acumulam e podem ser fatais.
“A água sanitária, principalmente quando está em contato com outros desinfetantes que têm amônia como base, produz um gás extremamente tóxico para o ser humano”, disse a docente.
Gases tóxicos
Um morador de Divinópolis morreu após inalar a combinação de água sanitária com outro produto enquanto limpava o banheiro. Segundo relatos, ele deixou a substância agir no vaso sanitário e entrou no chuveiro, o que potencializou a liberação de gases tóxicos.
“Os produtos de limpeza já vêm prontos para serem usados, não para serem misturados, principalmente sem o conhecimento dos compostos deles”, informou Dayane.
A mistura pode causar queimação nos olhos, queimaduras nas vias respiratórias e, se o ambiente estiver fechado, um edema pulmonar em menos de 10 minutos. A orientação é clara para quem usa produtos de limpeza: nunca misturar substâncias diferentes.
Leia também